in , ,

Novos Gêneros Literários e Meu Crush em New Adult

novos gêneros literários, gêneros literários, blog literário, teen, young adult, new adult

Esse post vai falar um pouco sobre novos gêneros literários e como eu fiquei obcecada com os New Adults.

--------Publicidade--------

O 3 Novos Gêneros Literários

Há algum tempo as editoras resolveram readequar as classificações de gêneros literários, para que os públicos-alvo fossem mais facilmente identificados e abrangessem um universo condizente com faixa etária e tendências.

Nessa readaptação, nasceram os gêneros Teen, Young Adult e New Adult.

Teen

É o gênero literário voltado para quem está começando a engatinhar na leitura.

Os leitores costumam ter entre 10-13 anos, aproximadamente, e são histórias que tiram dúvidas da idade, como primeiro beijo, relacionamento com os pais, as primeiras festas, grupos de amigos, mudanças do corpo e por aí vai.

Os protagonistas geralmente estão na escola e se descobrindo aos poucos como pessoa. A linguagem é leve e por muitas vezes, explicativa.

Novos gêneros literários - Teen, Young Adult e New Adult - Fala sério mãe - Thalita Rebouças

Exemplos: Fala sério, mãe!, A Menina que Colecionava Borboletas, Paula Pimenta.

Young Adult

É um novo gênero literário voltado para os leitores entre 14-17 anos e é super abrangente em termos de conteúdo.

--------Publicidade--------

Aqui nós vamos encontrar um leque gigante de abordagem, como suicídio, bulliyng, drogas, gravidez precoce e vários outros. Acho que é o mais importante gênero na formação do indivíduo, não só como leitor, mas no apoio do seu caráter e opiniões.

Os Young Adults te dão a possibilidade de refletir sobre assuntos polêmicos e posicionar-se; a representatividade do cotidiano de um adolescente está presente e permite uma melhor visão de que apesar de um período turbulento, a adolescência acontece para todos e, por mais difícil que seja, é uma fase que tem de ser enfrentada.

Novos gêneros literários - Teen, Young Adult e New Adult - Extraordinário - R J Palacio

A linguagem é mais realista, com diálogos que poderiam facilmente fazer parte do grupo de amigos do leitor, aproximando-o do conteúdo.

--------Publicidade--------

Há algumas expressões características como gírias e um ou outro palavrão. Nada muito explícito. As cenas românticas são bem construídas, porém não muito explícitas.

Exemplo: A Lista Negra, Por Lugares Incríveis (Veja a resenha da Sté AQUI), Extraordinário.

New Adult

Mal consigo escrever sobre esse terceiro dos novos gêneros literários, porque ele é minha paixão.

Eu costumava ler romance independente de faixa etária e acabei muitas vezes lendo histórias de como construir ou manter um casamento, a dor de um divórcio, a dificuldade de criar os filhos e, apesar de ser uma boa leitura, eu não conseguia me conectar muito com a abordagem. 

Quando eu soube dessa readaptação de gêneros literários, quase surtei!

Finalmente alguém tinha pensado em histórias não tão adolescentes, mas também não tão maduras, pra quem não é nem tanto um e tampouco outro. Assim nasceu o New Adult, com faixa-etária adequada para leitores entre 18-25 anos.

Novos gêneros literários - Teen, Young Adult e New Adult - Belo desastre - Jamie McGuire

Os personagens geralmente se encontram naquela difícil transição entre faculdade e vida adulta, com inseguranças, cobranças e dúvidas sobre o que fazer da vida, pra onde ela está indo e o que foi construído até aqui.

É aqui que eu me encontro, no meio dessa bagunça chamada “ser adulto” e, por isso, as histórias me dão o conforto de saber que eu não estou sozinha nessa coisa de lidar com o futuro.

--------Publicidade--------

Sobre a linguagem, bem, ela é bastante explícita! E Graças a Deus ela é assim, porque te faz sentir real, sabe? Tem muito palavrão sim e tem bastante linguagem sexual também. As cenas românticas são extremamente explícitas, dá até pra enrubescer lendo em público (True Story).

Exemplo: Meu Romeu, Belo Desastre, O Lado Feio do Amor.

Bom, espero que vocês tenham gostado de ler tanto quanto eu de escrever, e que continuem acessando o Pipoca com Café que sempre tem algo novo por aqui!

Até o próximo post! :*

Você também pode gostar:

One Comment

Deixa uma resposta

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven [Resenha de Livros]

A Cidade do Sol, a cidade do sol khaled hosseini, khaled hosseini, blog literário, blog de livros, resenha de livros

A Cidade do Sol – Khaled Hosseini | Resenha de Livros