in ,

Livros com Histórias Reais e Marcantes | Lista

Livros com Histórias Reais e Marcantes, livros histórias reais, livros histórias marcantes, jaycee Lee Dugard, Vida Roubada, vida roubada jaycee, o diário de anne frank, anne frank, eu christiane F, christiane f

Confira essa lista de Livros com Histórias Reais e Marcantes!

Ler é bom por infinitos motivos, por cultura, distração, lazer, relaxamento… Muitas pessoas falam sobre mergulhar nos livros para fugir da realidade, para conhecer um universo de fantasia, magia, etc.

--------Publicidade--------

Mas também existem livros que nos presenteiam justamente com o oposto disso: com a realidade.

São histórias reais, que nos chocam, ensinam e marcam para sempre. Acho muito válido ter contato com leituras que nos mostram histórias humanas, que acontecem com pessoas reais.

Livros com Histórias Reais e Marcantes

Trouxe então uma pequena seleção de Livros com Histórias Reais e Marcantes. São muitos, então provavelmente farei outras postagens no futuro com outras seleções.

Vida Roubada – Jaycee Lee Dugard

Livros com Histórias Reais e Marcantes, livros histórias reais, livros histórias marcantes, jaycee Lee Dugard, Vida Roubada, vida roubada jaycee, o diário de anne frank, anne frank, eu christiane F, christiane f

Comprei o livro Vida Cruzada super por acaso, cruzei com ele na fila das Lojas Americanas. Eu já havia escutado falar sobre a Jaycee, justamente quando veio à mídia o sequestro de Cleveland, onde três jovens foram mantidas durante anos em cárcere privado.

Citaram a lembrança da Jaycee, o que até me trouxe curiosidade, mas passou, até eu ver o livro lá. Trouxe despretensiosamente e comecei a folhear sem a intenção de lê-lo de imediato, mas ele te prende. E angustia. Muito!

O leitor se torna Jaycee. O livro é narrado por ela, e nós sentimos através das suas palavras todo aquele pesadelo, a angústia, o desespero, a conformidade, a perda da esperança.

--------Publicidade--------

É interessante que no começo do livro, nós a vemos como uma criança que ela era, através dos seus pensamentos, das suas palavras.

Conforme a história avança, enxergamos de fora o seu crescimento doentio rodeada por pessoas doentes. Sentimos todo o peso dos anos perdidos dentro daquele lugar, claustrofobicamente, e precisamos que a leitura acabe.

Por isso é fácil ler em uma tacada só, queremos ver o desfecho, o final feliz, do contrário a sensação é de que estamos também presos. É horrível.

Essa história é horrível, chocante, monstruosa, mas ao mesmo tempo é incrível. Ela consegue a tão esperada liberdade e a chance de começar de novo.

A grande lição que Jaycee nos deixa é a sua incrível capacidade de perdoar. Durante a leitura, sentimos pelo sequestrador uma raiva insana que nem ela mesma sente.

A maturidade de uma criança que nunca teve a oportunidade de crescer naturalmente é impressionante.

Após a leitura, vi essa entrevista no Youtube com a Jaycee, onde ela fala exatamente sobre isso.

O diário de Anne Frank

Livros com Histórias Reais e Marcantes, livros histórias reais, livros histórias marcantes, jaycee Lee Dugard, Vida Roubada, vida roubada jaycee, o diário de anne frank, anne frank, eu christiane F, christiane f

Quanto a esse, nem há muito o que se dizer. Pesa uma tonelada nas costas. Não é o meu livro favorito, o acho um pouco cansativo, mas a carga dele para a vida é inquestionável.

O que se pode esperar de um livro que narra os sentimentos de uma garotinha, anos e anos escondida em um sótão, esperando sobreviver ao holocausto? O que é pior: em vão.

--------Publicidade--------

Anne Frank não possui a mesma chance de Jaycee Dugard, mas a sua história ficou para toda a posterioridade e emociona milhões de leitores até os dias de hoje, um grande marco de uma das épocas mais tristes que o mundo já vivenciou.

“Think of all the beauty still left around and be happy”

Eu, Christiane F – A vida, apesar de tudo

v

Christiane F ficou conhecida mundialmente antes mesmo de chegar em sua maioridade.

O motivo não era nada louvável, uma pré adolescência marcada pelo sofrimento do vício e da prostituição. “Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída” fez sucesso mundial e até hoje é muito lido por adultos e adolescentes. Mas não é desse livro que resolvi falar.

Muitos anos depois, já depois dos 50, Christiane F volta com essa nova obra biográfica Eu, Christiane F, a vida apesar de tudo.

--------Publicidade--------

Esse novo livro fala a respeito da vida atual de Christiane F, ainda profundamente debilitada pelas sequelas do vício em heroína. Christiane F continuou usando entorpecentes, embora não mais heroína, e não acredita em recuperação para viciados que provaram esse tipo de droga.

Sua saúde é frágil e ela enfrenta diariamente problemas relacionados a isso.

A decisão de voltar a falar de sua história é o mais interessante: Christiane F quis mostrar o outro lado das drogas, o pior lado. Isso porque ela teve a impressão de que o primeiro livro e o filme transmitiram uma imagem quase “glamourizada” aos jovens, que a tomaram como um ídolo.

Já com mais idade, tendo perdido a custódia do único filho, vivendo sozinha e doente, Christiane F reaparece para dizer que sabe que vai morrer depressa, e que sua morte será bastante dolorosa.

Nem só do presente se trata esse livro, ela também conta a sua história após o sucesso que alcançou com a sua história, e como se deu a sua vida com o dinheiro que conseguiu através dos royalites.

--------Publicidade--------

É uma história bastante crua e forte, interessante de conhecer. Fica a pergunta: será que a história de Christiane F não poderia ter tido outro desfecho? Talvez com outra família? Com mais ajuda? Talvez não.

Não nos é possível saber, só absorver um pouco da vivência de uma mulher que trilhou o seu próprio caminho e colhe, até hoje, os frutos das suas escolhas.

E você, já leu algum dos livros citados entre os Livros de Histórias Reais e Marcantes? O que achou deles? Conhece algum livro desse tipo para nos indicar? Conte para nós nos comentários e compartilhe nossa lista com seus amigos!

Você também pode gostar:

27 Comments

Deixa uma resposta
  1. Oi,
    Vida Roubada eu não conhecia, fiquei bem curiosa para ler o livro, fico imaginando como foi difícil viver em cárcere privado. Anne Frank tenho duas edições do livro dela e gosto muito, Eu, Christiane F já li sobre ela, mas o linda não tive oportunidade.

  2. Olá, tudo bem?

    Geralmente os livros que contém histórias reais são assuntos que chocam e trazem vários aprendizados. Eu tenho gostado bastante desse tipo de leitura e já conhecia os livros que você mencionou. Infelizmente ainda não tenho eles, mas desejo demais lê-los o mais breve possível. Quero continuar conhecendo sua lista tomara que eu conheça algum que ainda não conheço.

    Bjos

  3. De todos que você citou, um que eu tenho vontade de conferir é O Diário de Anne Frank, mas não sei se conseguiria, pois é uma história muito pesada. Preciso de preparo psicológico para isso antes… Beijos!!

  4. Oi, tudo bem?
    Realmente um dos grandes pontos positivos da leitura é nos fazer fugir um pouco da realidade, principalmente quando somos nós mesmos passando por algo complicado e tudo que queremos é esquecer um pouco. Mas é mesmo importante, sempre que possível, parar para conferir uma história, porque durante a leitura acabamos aprendendo algo com a experiência vivida pelo autor. Tenho vontade de ler O Diário de Anne Frank por isso, mas os outros dois já não tenho muita coragem porque não sei se aguentaria a carga deles; e como você citou a sensação de aprisionamento e angústia junto às próprias autoras, é complicado mesmo, mas para quem consegue, deve ser uma ótima leitura.
    Beijos!

  5. Oi Sté!
    Dessa sua lista eu li O Diário de Anne Frank (várias vezes por sinal), mas li o primeiro livro da Christiane F. quando era mais nova. Ambos são queridíssimos da estante, o tipo de livro que não me cansaria de ler. O Vida Roubada eu não conhecia e me chamou bastante atenção, é o tipo de livro que gosto de ler.
    Beijos

  6. Não li nenhum dos 3 embora eu queira muito ler Anne Frank.
    Eu fui descobrir a “continuação de Christiane F a Pouco tempo. O primeiro livro fez parte de minha adolescência e Gostei bastante.
    Vou procurar ler-los o quanto antes.
    Parabéns pelo post.

19 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

  4. Pingback:

  5. Pingback:

  6. Pingback:

  7. Pingback:

  8. Pingback:

  9. Pingback:

  10. Pingback:

  11. Pingback:

  12. Pingback:

  13. Pingback:

  14. Pingback:

  15. Pingback:

  16. Pingback:

  17. Pingback:

  18. Pingback:

  19. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Química Perfeita – Simone Elkeles | Resenha

filmes clássicos dos anos 80, clássicos dos anos 80, filmes clássicos, quero ser grande, de volta para o futuro, karate kid, olha quem está falando, durty dance, pipoca com café, lista de filmes

Inesquecíveis Filmes Clássicos dos Anos 80